Pular para o conteúdo principal

Turbulência Pode Derrubar um Avião? Algumas coisas que precisa saber.

 




  Não é novidade que uma das coisas que as pessoas mais anseiam quando vão viajar de avião é a turbulência, aquele balanço que toda a gente acha que vai derrubar o avião. Mas eu tenho boas notícias para si: a turbulência é uma coisa normal e faz parte do voo tal como faz parte um barco balançar durante a navegação. 


O que é a turbulência?

  Para entender melhor este fenómeno, vamos fazer uma comparação mais prática. Podemos comparar o ar com a água do mar no sentido em que os dois são considerados fluidos, apesar de terem características de densidade e compressibilidade muito diferentes. Quando alguém vai viajar de barco, já sabe que o barco vai balançar porque a água tem zonas em que vai ser mais quente ou mais fria, maior densidade ou menor densidado e sabemos que terá zonas em que vamos apanhar ondas e correntes mais fortes. No entanto, sendo a água ''visível'' em que podemos ver fisicamente o seu comportamento ficamos mais descontraídos pois entendemos o fenómeno. Com o avião não é diferente. É normal encontrarmos um ar turbulento em zonas perto de tempestades porque o ar ali vai estar com temperaturas e densidades diferentes e com correntes que irão fazer o avião balançar. E tal como um barco, o avião é preparado para estes balanço por mais fortes que sejam. A estrutura do avião é preparada e reforçada para aguentar estes balanços, como por exemplo na estrutura interna da asa, da célula (ou o charuto, vulgarmente chamado) e nas ligações entre a asa e a fuselagem, por exemplo. 


Há motivos para ter medo de uma turbulência?

  Não, no entanto tem que levar a turbulência a sério. A turbulência por não causar nenhum acidente e não havendo nenhum registo de acidentes derivados da turbulência, não deixa de ser algo sério e tem de ser levada em consideração. De facto, não há registos de acidentes de aeronaves por causa da turbulência, mas existem registos de passageiros que ficam feridos por não usarem o cinto de segurança. 

É extremamente importante que use o cinto de segurança durante o voo. 

  Eu particularmente recomendo usar sempre enquanto estiver sentado embora haja passageiros que o retirem a meio do voo o que pode ser perigoso às vezes, pois há um tipo de turbulência que não é detetável, irei falar dela mais à frente. Enquanto estiver com o cinto de segurança apertado nada irá lhe acontecer além de um balanço que se não for muito severo, é até agradável, por isso não tem motivos de entrar em pânico. Além disso, se perguntar a um membro da tripulação, irão lhe responder que apanham turbulência praticamente em todos os voos, mais um motivo para considerar a turbulência como algo normal nas suas viagens. 


É possível prever uma turbulência?

  A resposta para esta pergunta é: depende. Existe a turbulência que é possível detetar através do radar meteorológico do avião, que dá as informações sobre a localização de tempestades mas também existe um tipo de turbulência que não é detetável.

Turbulência de Céu Claro.

Este tipo de turbulência é mais relacionado com diferenças de temperatura e pressão em certas zonas do ar. Este fenómeno não consegue ser detetado pelo avião e a única possibilidade de prever é se uma aeronave tiver passado naquela zona e informasse que apanhou turbulência de céu claro e com isto deixando a informação para as aeronaves que vierem atrás. No entanto, nós nunca sabemos quando é que podemos ou não apanhar este tipo de turbulência e podemos estar naquele tal avião que passou primeiro naquela zona e apanhar uma turbulência que se pode tornar muito perigosa se não tivermos os cintos apertados, pois a turbulência não avisa. 


Não precisa ter medo da turbulência.

  De facto, não tem motivos para entrar em pânico ou ficar ansioso quando vai viajar de avião por causa da turbulência, pois é um fenômeno normal. No entanto tenha sempre o cinto afivelado para garantir que não vai acontecer nada caso seja apanhado desprevenido por algum balanço, quer seja mais fraco ou mais severo, preze sempre pela sua segurança e pelo seu bem estar físico para que o voo seja o mais prazeroso possível. 
   Caso não consiga livrar-se da ansiedade durante a turbulência, aqui vão algumas dicas para se conseguir distrair e talvez aproveitar melhor o voo: 

  • Entenda o que está a acontecer: informe-se sempre cada vez mais sobre o que acontece, entender o fenômeno vai ajudá-lo a ficar mais tranquilo e entender que é algo normal.

  • Retire o foco do avião: observar tudo o que acontece no avião vai deixá-lo mais ansioso pois não saberá se é normal ou não acontecer.

  • Converse com outra pessoa: tente retirar a sua atenção do avião e converse com alguém pois é uma boa forma de aliviar uma boa parte da ansiedade que estará a sentir. Pode mesmo falar do medo que está a sentir. 

  • Observe as pessoas à sua volta: tente olhar as pessoas à sua volta e verá as pessoas mais tranquilas quanto ao fenómeno e o ajudará a ficar menos ansioso. 

  • Procure ajuda profissional: caso mesmo assim não consiga superar o seu medo, procure uma ajuda profissinal, pois existem terapias comportamentais que lhe podem ajudar a reduzir o stress e ansiedade que sente nestas horas. 

Tem alguma dúvida que gostaria de tirar? Deixe-a aqui na caixa de comentários e irei tentar responder da melhor forma possível. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que É Um FLAP e Qual a Sua Função? Tudo o que precisa saber.

     Se já ficou sentado na janela que fica na zona da asa do avião, muito provavelmente reparou que na aterragem, da asa do avião descem umas superfícies fazendo uma curva em direção ao chão. Já se perguntou o que seriam ou para que servem? Se já, venha comigo para entender melhor o que é o FLAP e qual a sua função.  Primeiro vamos entender como funciona a asa.     A asa do avião para gerar sustentação precisa que o ar percorra em cima e em baixo dela. Explicando muito basicamente, o ar ao passar na asa, vai colar na sua superfície acompanhando o seu perfil, como tem uma diferença de curvatura em baixo da asa o ar vai criar uma maior pressão em relação à parte de cima da asa, criando assim a força de sustentação que irá suportar o peso do avião. Poderá ver este princípio na imagem abaixo. Mais tarde farei outro post mais aprofundado sobre ''Como voa o avião''.  Perfil de uma asa de avião    Bom, para o avião criar esta força de sustenta...

Empresas Low Cost São Seguras? Porque É Que Os Bilhetes São Tão Baratos? Veja aqui.

      Antigamento, voar não era para qualquer pessoa. Os bilhetes de avião eram muito caros e não era qualquer um que podia pagar aqueles valores para fazer um voo de avião. No entanto, algures na década de 70, um novo modelo de negócio surgiria que mudaria totalmente o transporte de passageiros. Hoje vamos falar delas, companhias Low Cost.  O começo.     Este modelo de companhias aéreas começaram a surgir algures por volta da década de 70, a primeira companhia a adotar este negócio foi a Southwest, que é uma companhia norte-americana que continua, nos dias de hoje a ser a maior e mais bem sucedida companhia aérea Low Cost.     De facto, estas companhias trouxeram com elas uma maior acessibilidade às pessoas para poderem voar com custos baixíssimos, que muitas vezes até nos custa acreditar. Quem trouxe este modelo para o Brasil foi a GOL em meados de 2001, já na Europa temos inúmeras companhias low cost, sendo as mais famosas delas a Ryanair ...

O Que Aconteceu no Acidente da Chapecoense? Veja aqui todos os detalhes.

     No dia 28 de Novembro de 2016, a equipa de futebol da Chapecoense realizaria o seu voo de ida até Medellín, na Colômbia, para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. No entanto, na reta final do voo, a cerca de 30 km do aeroporto, o avião despenhou-se levando a óbito 71 das 77 pessoas a bordo incluindo passageiros e tripulantes. Mas afinal o que levaria o avião a cair tão perto do seu destino final? Para isso vamos entender a história toda do voo.  A aeronave era um Avro Jet 85 ANAC nega os pedidos de autorização de realizar o voo no dia anterior ao voo.     O primeiro voo da equipa estava programado para sair no dia 28 de Novembro do Aeroporto de Guarulhos no estado de São Paulo. No entanto, no dia anterior ao voo, a ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) que é o órgão regulador brasileiro, negou os pedidos de autorização do voo pois o avião da lamia estava registado na Bolívia, e as regras internacionais dizem que os voos f...