Pular para o conteúdo principal

Quanto Custa Alugar Um Avião Privado?

 





   Costuma-se falar muito da aviação comercial, que é a aviação à qual recorremos normalmente quando queremos viajar, porém a aviação privada, apesar de não ser muito comum para nós, tem um papel importante. No entanto, uma dúvida que nos surge sempre é: quanto será que custa para alugar ou comprar um jato privado? 


   De facto, a aviação privada tem um papel importantíssimo, especialmente para pessoas que viajam muito a trabalho, como por exemplo artistas ou até donos de negócios, uma vez que seria complicado essas pessoas pegarem voos comerciais, às vezes mais de uma vez por dia, e terem que lidar com atrasos, escalas e até com a própria demora do aeroporto em si, de despachar malas e etc. Então estas pessoas recorrem muito à aviação particular, que pode ser, comprando o próprio avião ou alugando um. Mas vamos ao que interessa, que são os valores envolvidos. 


   Bom, os valores variam bastante e dependem de algumas coisas, principalmente do tipo de avião, mas também do número de passageiros, duração de voo, pernoites dos tripulantes, etc. 

   Dito isto, irei lhe dar o exemplo de algumas aeronaves e valores aproximados. Os valores que irei apresentar serão em €/hora de voo e em R$/hora de voo. 


  • Aviões turboélice, até 5/6 passageiros, como por exemplo Beechcraft King Air C90

   Aviões deste tipo mais pequenos, e com motores a hélice são normalmente os mais baratos para alugar, valores entre os 1.500 € e 2.500 € a hora de voo, ou R$9.000 a R$14.000. Já para adquirir um para si, teria que desembolsar valores entre os 600 mil euros e 2 milhões de euros, ou R$3.5 milhões a R$10 milhões. Como pode ver na imagem a seguir de dois exemplares deste avião à venda


Retirado do site: www.aeronavesavenda.com

    

  • Aeronaves até 8/9 passageiros e motores a jato, como é o exemplo do turbojato Embraer Phenom 100, da fabricante brasileria Embraer.    



   
   Para este tipo de aviões com capacidades de passageiros ligeiramente maiores e já com motores a jato, os valores podem rondar entre os 3.000 € e os 4.000 € a hora de voo, ou R$17.000 e os R$21.000 a hora de voo para frete, e caso queira adquirir um, poderá fazê-lo por valores entre os 2 milhões de euros e 7 milhões de euros, ou R$10 milhões a R$35 milhões, como pode ver abaixo. 

Retirado do site: www.aeronavesavenda.com


  • Aeronaves ''Long Range'' com capacidades até 16 passageiros, como por exemplo o Bombardier Global 6000.


   
   Neste tipo de aeronaves, de maior porte e que podem cobrir distâncias de até 11.000 km, os preços disparam para acima dos 8.500 € por hora de voo ou R$50.000 por hora de voo. Caso queira adquirir um, poderá fazê-lo por valores a ronda os 60 milhões de euros ou R$250 milhões. 


   Como podemos ver, são valores bastante elevados e não seria qualquer pessoa que poderia pagar, mas é preciso ter em conta também os gastos que as empresas têm com os aviões para entender melhor estes valores. Além do próprio preço de aquisição das aeronaves, estas requerem uma manutenção constante, tal como os aviões comerciais e quanto maiores os aviões, mais complexos e mais gastos em manutenção requerem. Além disto, o combustível é caríssimo e dependendo do avião pode consumir até tonaladas de combustível, o que fica muito pesado na fatura da empresa. Estes e entre outros gastos, como salários da tripulação e pessoal da empresa, formação dos mesmo e as taxas de serviço cobradas pelos aeroportos, justificam os preços cobrados pelas empresas, por isso, quando vir alguma empresa a oferecer valores muito baixos em relação à concorrência, tenha a certeza que a empresa não está a deixar de cumprir com algum requisito de segurança antes de optar pela mesma. 
   Caso esteja a pensar em adquirir um avião próprio, não se esqueça de que comprar um avião não é somente pagar o preço dele e pronto. Ter um avião envolve muitos gastos, uma vez que precisar ter um seguro para o avião, ter um hangar, pagar a manutenção do mesmo, o combustível e os salários dos pilotos, por isso faça bem as contas que lhe vão chegar no final do mês e veja se lhe compensa mais comprar ou alugar um. 

   Se ficou com alguma dúvida em relação a este assunto, não exite em deixar na caixa de comentários e irei reponder da melhor forma possível. 






  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que É Um FLAP e Qual a Sua Função? Tudo o que precisa saber.

     Se já ficou sentado na janela que fica na zona da asa do avião, muito provavelmente reparou que na aterragem, da asa do avião descem umas superfícies fazendo uma curva em direção ao chão. Já se perguntou o que seriam ou para que servem? Se já, venha comigo para entender melhor o que é o FLAP e qual a sua função.  Primeiro vamos entender como funciona a asa.     A asa do avião para gerar sustentação precisa que o ar percorra em cima e em baixo dela. Explicando muito basicamente, o ar ao passar na asa, vai colar na sua superfície acompanhando o seu perfil, como tem uma diferença de curvatura em baixo da asa o ar vai criar uma maior pressão em relação à parte de cima da asa, criando assim a força de sustentação que irá suportar o peso do avião. Poderá ver este princípio na imagem abaixo. Mais tarde farei outro post mais aprofundado sobre ''Como voa o avião''.  Perfil de uma asa de avião    Bom, para o avião criar esta força de sustenta...

Empresas Low Cost São Seguras? Porque É Que Os Bilhetes São Tão Baratos? Veja aqui.

      Antigamento, voar não era para qualquer pessoa. Os bilhetes de avião eram muito caros e não era qualquer um que podia pagar aqueles valores para fazer um voo de avião. No entanto, algures na década de 70, um novo modelo de negócio surgiria que mudaria totalmente o transporte de passageiros. Hoje vamos falar delas, companhias Low Cost.  O começo.     Este modelo de companhias aéreas começaram a surgir algures por volta da década de 70, a primeira companhia a adotar este negócio foi a Southwest, que é uma companhia norte-americana que continua, nos dias de hoje a ser a maior e mais bem sucedida companhia aérea Low Cost.     De facto, estas companhias trouxeram com elas uma maior acessibilidade às pessoas para poderem voar com custos baixíssimos, que muitas vezes até nos custa acreditar. Quem trouxe este modelo para o Brasil foi a GOL em meados de 2001, já na Europa temos inúmeras companhias low cost, sendo as mais famosas delas a Ryanair ...